Em dois meses de crise sanitária, a Prefeitura do Recife gastou mais de R$ 3 milhões em campanhas publicitárias, sendo 1,2 milhão com campanhas institucionais. Ou seja, promoção da gestão. É o que detalha a terceira nota técnica do mandato do vereador Ivan Moraes sobre os gastos da Prefeitura do Recife durante a pandemia. O documento lançado hoje analisa os gastos da Prefeitura com comunicação.
“Uma prefeitura que está atrasando os cachês do carnaval, que passou mais de dois meses para assinar os 44 contratos da Frei Caneca, gasta 3 milhões em propaganda, sendo metade simplesmente para autopromoção. É um absurdo!”, desabafa Ivan.
A Nota Técnica revela também que 213 mil reais de recursos vinculados a comunicação foram gastos com locação de veículos junto à empresa Dotam Car. Os dados analisados e publicizados pelo mandato têm como fonte o Portal da Transparência. Ivan cobrou explicações. “Sempre que relata redução dos gastos, a Prefeitura do Recife cita a diminuição na locação de veículos. Reduziu de onde? Tirar de um lugar para colocar em outro não é reduzir. A prefeitura deve explicações à sociedade”.
O mandato entende a comunicação como essencial para ampliar a divulgação das estratégias de prevenção e de contenção do contágio, para combater as notícias falsas sobre a doença e para reforçar mensagens educativas sobre funcionamento do sistema público de saúde, assistência social e outras políticas de enfrentamento à pandemia.
A Nota Técnica está disponível neste link: https://bit.ly/3cKC2Cd.